POSTAGEM DE 1 DE JUNHO DE 2020
Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais divulga instruções para os alunos com deficiência
POSTAGENS DE 18 DE MAIO DE 2020
Síndrome de Down – Cuidados Especiais
Governos, profissionais da saúde e pesquisadores seguem trabalhando para encontrar maneiras de conter o surto. Para dar suporte a pessoas com síndrome de Down, suas famílias e redes de apoio, reunimos uma série de perguntas e respostas sobre contágio, prevenção e cuidados especiais para o público com trissomia do cromossomo 21 (T21).
* Estas respostas não substituem consultas médicas e o
serviço de saúde deve ser procurado imediatamente em caso de agravamento de
sintomas como dificuldade para respirar e febre que não cede com os
antitérmicos orientados pelo seu médico. Converse com ele sobre o momento de ir
ao hospital e use máscara no percurso para não transmitir o vírus para outras
pessoas.
Cuidados com pessoas cm deficiência Visual
Todosporum: https://www.todosporum.org.br/
A nossa especialidade é ajudar pessoas com deficiência. Escolha
uma causa que você queira ajudar.
POSTAGENS ANTERIORES
PARTICIPAR
Softwares Educacionais de Apoio ao Ensino de Deficientes Intelectuais e Autistas
http://www.projetoparticipar.unb.br/
Está chegando a próxima Escola de Inclusão!
Do dia 07 ao dia 11 de janeiro de 2019, no horário de 8 às 17h, estaremos juntos aprendendo muito sobre inclusão.
O local vai ser:
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
CAMPUS DO GRAGOATÁ, BLOCO P
Serão oferecidas 25 vagas.
APÓS A SUA INSCRIÇÃO, VEJA AQUI O NÚMERO DA SUA TURMA.
TURMA 1; TURMA 2; TURMA 3; TURMA 4; TURMA 5
As inscrições estão encerradas. Aguarde a indicação de sua Turma.
Você receberá um email de confirmação de sua inscrição e o número de sua Turma. Todos os inscritos que tiverem seus nomes nas listas divulgadas aqui no site da Escola de Inclusão estarão aptos a frequentar a Escola de Inclusão.
Caso desista ou deseje cancelar sua inscrição, envie um email para escoladeinclusao@gmail.com e informe o motivo do seu cancelamento.
A Escola de Inclusão é uma formação de 40h, que ocorre durante uma semana inteira, de 8 às 17h, com a parada do almoço de 12 às 13h.
Farão jus à Declaração de Conclusão aqueles que comprovarem 75% de frequência.
Após 30 dias da conclusão da Escola de Inclusão, os interessados em obter mais 20h de formação, deverão apresentar um material didático acessível ou um jogo adaptado, realizados com técnicas ensinadas durante a formação.
A metodologia da Escola de Inclusão é ativa e suas oficinas ocorrem concomitantemente. Ou seja, todos os inscritos farão todas as oficinas oferecidas: Libras, Braille, Material Didático, Tecnologia Assistiva e Robótica.
Venha estudar conosco. Esperamos você!
ADÉLIA PRADO pede oração pelo Brasil
Garoto brasileiro cria app contra ruídos em aparelhos de surdez
O
catarinense Alexandre Batalha, que tem 12 anos e mora em Florianópolis, nasceu
com dificuldades de audição. Não conseguia ouvir quase nada, mas superou a
surdez com o apoio da tecnologia. Agora, o menino criou um aplicativo para
ajudar quem sofre do mesmo problema. A invenção deu ao garoto um prêmio
internacional e deve ser desenvolvida por uma empresa.
O
problema de audição de Alexandre foi atenuado por aparelhos chamados de
“ouvidos biônicos”, que ele implantou por meio de cirurgia, de acordo com informações
do site G1. O aparelho fica fixado na cabeça, em ambos os lados do crânio. São
os processadores de áudio. Na parte interna dos ouvidos, foram implantados
eletrodos para a função de converter ondas sonoras em sinais nervosos. Assim, o
cérebro transforma esse processo em audição.
Para
auxiliar as pessoas que sofrem com a mesma deficiência, Alexandre idealizou uma
ferramenta que diminui os barulhos que incomodam quem utiliza aparelhos de
surdez. A invenção o levou a ficar entre os sete melhores de um total de 240
crianças inscritas em todo o mundo no concurso de inventores “Ideas for Ears”.
A premiação aconteceu na Áustria, nos dias 3, 4 e 5 do mês passado. E, agora,
uma empresa deve fazer a invenção do catarinense virar realidade, lançando o
aplicativo.
“Esses
aplicativos controlam um implante através do smartphone”, explicou o garoto. “E
essa ideia também foi baseada em outras pessoas, não só na minha cabeça mesmo.
É tecnologia também para essas pessoas.”
Fonte:
Quem Inova
http://abcd.net.br/garoto-brasileiro-cria-app-contra-ruidos-em-aparelhos-de-surdez/
Possíveis
reformas na Política de Educação Inclusiva
Após uma década de conquistas alcançadas com a inclusão de crianças com deficiência no ensino comum, nos deparamos com uma grande ameaça de retrocesso que assombra lançar mudanças na Política da inclusão nas escolas. A inclusão de crianças com deficiência em sala de aula ocorre desde 2008, porém, o Ministério da Educação quer repensar a respeito da eficácia dessa inclusão. Na última quinta-feira, dia 24 a "Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) enviou ofício ao ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, manifestando preocupação com as mudanças em estudo na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI). E pediu uma audiência com o ministro antes que seja aberta uma consulta pública anunciada pelo MEC."
A Associação acredita que as propostas apresentadas pelo MEC são
inconstitucionais e restringem os direitos dos alunos da educação especial; que
atualmente garante "a participação do aluno com deficiência na sala de
aula comum da escola regular."
Entidades ligadas ao direito da continuidade da inclusão temem que
a educação especial volte a substituir os moldes do ensino regular. Cabe
lembrar que no passado, foi através da educação especial que as pessoas com
deficiência se tornaram invisíveis.
Acompanhe na íntegra a notícia a respeito das propostas para as
mudanças pretendidas pelo MEC. Acesseaqui
Fonte:
redebrasilatual.com.br
pps grátis para pessoas com deficiência
ProDeaf
O
aplicativo que traduz a fala (em português) para a Língua Brasileira de Sinais
(Libras) chega à sua segunda versão trazendo nova interface, navegação mais
amigável pelos verbetes do dicionário, além da ampliação do “vocabulário” de
gestos em Libras.
Como
funciona: o usuário pode inserir palavras ou pequenas frases em texto ou pelo
dispositivo de reconhecimento de voz do celular e visualizar automaticamente a
tradução para Libras.
É
bom porque: facilita o aprendizado de Libras, amplia as possibilidades de comunicação
entre surdos e não-surdos e difunde o uso desta linguagem para um público mais
amplo. Disponível para Android, iOS e Windows Phone 8.
Acesse: Prodeaf
Aramumo
Criado por dois alunos do Instituto
Tecnológico da Aeronáutica, o jogo venceu desafio promovido pelo Instituto ABCD
para auxiliar na educação de jovens e crianças com dislexia e outros distúrbios
que afetam a aprendizagem.
Como funciona: o Aramumo se
assemelha às palavras cruzadas. Só que em vez de letras avulsas, o jogador deve
utilizar sílabas para formar palavras. Ele ouve uma série de palavras e deve
encaixar as sílabas que aparecem flutuando na tela dentro de bolhas para formar
palavras no tabuleiro virtual.
É bom porque: possui interface simples
e atraente, estimula o raciocínio e possibilita que os alunos ampliem o
vocabulário. Disponível para Android.
Acesse: Aramumo e
baixe logo o seu!
Hand Talk
Projeto, desenvolvido em Alagoas,
ganhou o World Summit Award Mobile, uma competição bianual promovida pela ONU
que reconhece aplicativos de relevância para a humanidade.
Como funciona: ferramenta para
dispositivos móveis que faz uso de um personagem para converter textos, imagens
e áudio para Libras. É possível, inclusive, tirar a foto de uma placa e pedir
para traduzi-la.
É bom porque: facilita o
aprendizado de Libras, amplia as possibilidades de comunicação entre surdos e
não-surdos e difunde o uso desta linguagem para um público mais amplo.
Disponível para Android, iOS e Blackberry.
Acesse e confira: Handtalk
Que-fala!
Aplicativo destinado a facilitar a
comunicação de pessoas com deficiências que afetem a fala.
Como funciona: o aplicativo oferece
uma série de ilustrações identificadas por palavras escritas e em áudio. O
usuário seleciona figuras que correspondam ao que ele quer dizer e pode até
montar pequenas frases.
É bom porque: possibilita que o
aluno se comunique diretamente com qualquer pessoa, sem a necessidade de
intermediários. Disponível para Android.
Acesse e baixe o seu: Que
Fala!
Fonte: Canal do Ensino
Conhecendo um
pouco mais sobre a proposta da Educação Inclusiva
A demanda pela educação inclusiva
dentro do sistema regular de ensino e em classes comuns surge da percepção de
que a convivência na diversidade é benéfica para todos e contribui para um
melhor desenvolvimento das crianças e adolescentes. A educação inclusiva
pauta-se também pelos princípios da não discriminação e da igualdade de
oportunidade, preconizados pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com
Deficiência da Organização das Nações Unidas, de 2006, ratificada pelo Brasil.
Imagem: educacaoinclusivaemfoco.com.br
A Constituição Federal já demandava, em 1988 a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular (artigo 208). Em 2014, o Plano Nacional de Educação(Lei 13.005) estabeleceu na meta 4 a universalização do acesso à educação por pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades “com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados”. Atualmente, estima-se que 24% das crianças e adolescentes com deficiência frequentem salas ou instituições especializadas, segundo dados do Ministério da Educação.
Fonte:
educacaointegral.org.br/glossario/educacao-inclusiva-2/
Autismo-Uma Realidade
A cartilha Autismo - Uma Realidade
foi criada pelo cartunista Ziraldo, ela é voltada para professores, pais e
profissionais da saúde, e visa ajudar na identificação da criança com espectro
do autismo, bem como a conduta a ser adotada por profissionais em sala de aula
e nos demais ambientes.
A
cartilha apresenta ilustrações em todo o seu conteúdo, a fim de tornar a
leitura mais prazerosa e de fácil entendimento. No link abaixo é possível fazer
o download da cartilha gratuitamente.
Acesse: http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/cao_civel/cartilha-ziraldo-autismo-uma-realidade.pdf
Compreendendo
melhor o autismo
O livro Professor, Mãe de Autista da autora Lia Maia, aborda ideias práticas para ajudar professores com alunos de inclusão e mães de crianças com o espectro autista.
Nele,
em forma de conversa, a autora expõe as suas práticas adotadas que deram certo
a respeito do que envolve o mundo dos autistas. Com linguagem instrutiva, clara
e de fácil entendimento, o livro busca criar uma base sólida a fim de, melhorar
a compreensão do universo autista.
Clique
no PDF do livro: encurtador.com.br/aWX89
Em um mundo interior
Segundo dados do CDC - Center of
Diseases Control and Prevention - Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos
Estados Unidos a cada 100 crianças Uma nasce com o Transtorno do Espectro
Autista (TEA). Isso prova que houve um aumento no índice em todo o mundo, há
anos atrás a proporção era de um caso para cada 500 crianças. No Brasil a estimativa
é de que existem dois milhões de autistas.
Devido a esses números o que se
torna mais importante é a informação, que deve ser estabelecida de forma
prática e clara. Visando abrir novos caminhos para estreitar o conhecimento a
respeito do Autismo, os diretores Mariana Pamplona e Flávio Frederico,
desenvolveram o documentário - Em Um Mundo Interior - para mostrar a realidade
vivida por crianças que apresentam transtornos sensoriais ou cognitivos.
O documentário nos oferece a chance
de conhecer a realidade do indivíduo autista, a qual, é mais comum do que
podemos imaginar. Nele é possível ver a convivência de indivíduos diferentes em
ambientes distintos, como, o seio de suas famílias, escolas, centros
terapêuticos, em fim, são pessoas que se unem para um bem comum.
Confira o trailer!
Jogo para
estimular o raciocínio de crianças Autistas e Síndrome de Down
A
psicopedagoga Flávia Kern apresenta um quebra-cabeça super prático para
crianças com necessidades especiais.
Com
personagens da Turma da Mônica, o jogo é super fácil de se manusear e com ele a
criança aprende de maneira simples e divertida.
Confira o vídeo abaixo:
Fonte:
https://www.youtube.com/watch?v=5Ucbb8VJn4k&feature=youtu.be
Inclusão
Escolar: O ensino como desenvolvimento social, a inclusão das crianças com
Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

Foto:Thinkstock
Meu filho vai começar a estudar.
E agora? Nessa hora surgem muitas dúvidas na mente dos pais dos alunos que irão
iniciar seus estudos. Entre os muitos questionamentos estão: Será que ele(a)
vai se adaptar ao ambiente escolar? Será que ele (a) irá interagir com os novos
amigos?
E como será com meu filho(a), que
possui Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)? A expectativa é que a criança
seja acolhida da mesma maneira que as demais crianças por parte da escola.
"As crianças com distúrbios
do espectro do autismo estão cada vez mais incluídas nas salas de aula de
educação geral".
Estudos apontam que ao introduzir
as crianças com TEA e consentir que elas interajam nas diversas atividades com
os colegas ainda durante a primeira infância, possibilita intervenções
preventivas que irão impulsionar o desenvolvimento das habilidades sociais que
essas crianças irão instituir ao longo da vida.
Cabe à escola, criar e planejar
estratégias que irão funcionar como facilitadores para a adaptação da criança
com TEA no ambiente escolar. Para isso é fundamental que haja investimento na
capacitação do corpo docente e também dos demais colaboradores de ensino, isso
quer dizer que, toda a hierarquia escolar, desde os funcionários da limpeza até
a diretoria da escola, some esforços para incluir as crianças com TEA.
Quer saber mais sobre essa
importante inclusão? Acesse o link abaixo, lá você encontra esse e outros
assuntos superinteressantes sobre Transtorno do Espectro do Autismo.
Fonte:http://neuroconecta.com.br