BOLSAS, CURSOS E CONCURSOS



POSTAGEM 18 DE MAIO DE 2020

Senac Minas disponibiliza 13 mil vagas em cursos virtuais em meio à pandemia



Serão 23 cursos voltados para diversas áreas. Alunos receberão certificado com reconhecimento nacional
Diante da atual pandemia, o Serviço Nacional de Aprendizagem de Minas Gerais (Senac) disponibilizará, neste mês, 13 mil vagas em cursos cursos virtuais gratuitos. Para participar, a renda mensal da família (per capita) do candidato não pode ser maior que dois salários mínimos.
No total, são 23 cursos gratuitos voltados para áreas de gestão, comércio, saúde, informática, moda, eventos, hospedagem e design. “Entre as ofertas, estão os cursos de Assistente Administrativo, Assistente Financeiro, Operador de Computador, Consultoria de Imagem, Webdesigner, Recepcionista, Atendente de Farmácia, entre outros”, informa o Senac.
As aulas acontecerão de maneira remota conforme o mesmo cronograma estabelecido em sala de aula. Ao final do curso, os alunos receberão um certificado com reconhecimento nacional.
O superintendente educacional do Senac em Minas, Anderson Ceolin, explica que as vagas gratuitas foram ampliadas neste momento atípico que o mundo vive. “É uma oportunidade para enriquecer a formação ou mesmo buscar uma nova área de atuação”, informa.

POSTAGEM 2 DE MAIO DE 2020

Ibope mostra que apenas 21% tiveram educação financeira até os 12 anos




Pesquisa revela que apenas 21% dos internautas brasileiros foram educados financeiramente quando crianças

Pais precisam conversar mais com seus filhos

Crise atual pode servir como um momento de entender a importância do tema

Se o processo de educação financeira dos brasileiros ainda caminha a passos lentos, conversar com a famílias sobre o assunto parece ser uma realidade ainda mais distante. Pelo menos é o que mostra os dados de uma pesquisa do Ibope, encomendado pelo C6 Bank, divulgados em primeira mão pelo E-Investidor.

De acordo com o levantamento, apenas 21% das pessoas tiveram educação financeira até os 12 anos de idade – destes, 45% não compartilham ou passam poucas informações sobre o orçamento da casa para seus filhos.

A pesquisa ainda aponta que 42% aprenderam sobre o tema com ensinamentos do seus pais e 37% delas não costumam falar sobre a situação financeira com os próprios parceiros.

Segundo especialistas consultados pelo E-Investidor, os números estão longe do que seria ideal. “Não me espanta que poucas pessoas aprenderam sobre educação financeira na infância”, diz Leandro Benincá, educador financeiro da Messem Investimentos.
Começar cedo é a saída

Segundo na Ana Rosa Vilchez, diretora pedagógica da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN), este número está muito desequilibrado, pois é justamente nessa fase que os ensinamentos deveriam começar. Para ter uma mudança de cenário em um futuro próximo, os pais devem começar a falar com seus filhos sobre o tema a partir dos dois anos de idade.

Para a especialista, as crianças aprendem pela observação e seus hábitos financeiros serão o resultado da análise deles até seus 10 anos de idade. Então, é de extrema importância que os pais conversem com seus filhos desde pequenos sobre a saúde financeira da casa. “O que a criança observar nessa fase vai ser como ela vai se comportar no futuro”, diz Ana.

Benincá, da Messem Investimentos, também compartilha esssa visão. Para ele, começar com ensinamentos básicos como o funcionamento de um cartão de crédito e criar objetivos financeiros para as crianças já é um bom começo. “A lição número um é conversar com eles e mostrar como as coisas funcionam. Se você for um pai organizado dificilmente terá um filho que não será também”, avalia Benincá.

Cuidado com o que ensina

Apesar da recomendação para os pais conversarem com os filhos, os especialistas apontam que eles devem tomar cuidado com as informações. “O aprendizado em casa é feito pelo olhar que os pais têm e muitas vezes isso não significa que eles tiveram uma boa educação financeira”, afirma Ana, da Abefin.

“Se a pessoa não entende vai ensinar os conceitos errados”, concorda Benincá, ressaltando a importância de se educar da forma certa antes de passar seus conhecimentos. Segundo ele, o maior desafio para destravar o assunto é o fato de as pessoas acharem que educação financeira se resume em apenas poupar dinheiro.

Nessa toada, Ana afirma que ter educação financeira vai muito além de poupar e a pessoa deve saber trabalhar com seu dinheiro, fazendo diagnósticos, investindo e impondo orçamentos para seus objetivos. “O que precisamos é de educação financeira com método”, afirma.

Crise serve como aprendizado

Para os dois, a crise causada pela pandemia do coronavírus é um bom momento para as pessoas entenderem a importância de conhecer melhor suas próprias finanças. Com a redução de renda de grande parte das pessoas, eles afirmam que a situação poderia melhor se os brasileiros fossem educadas financeiramente a mais tempo.

“Existem crises na nossa vida e precisamos estar preparados para ela. Vivemos esse desastre hoje porque as pessoas não tinham uma reserva de emergência”, diz Ana, diretora pedagógica da Abefin.

Para Tony Parella, responsável pela pesquisa e diretor de consumo e serviços do Ibope, o interesse pelo assunto cresceu nos últimos anos, mas deve crescer ainda mais com o fim da pandemia.  “As pessoas vão perceber a grande importância de ter esse conhecimento”, afirma Parella.

*A pesquisa foi realizada com 2 mil internautas de todas as regiões do Brasil, homens e mulheres, maiores de 16 anos e das classes ABC.

Para ajudar mulheres a saírem do perrengue, elas criaram um grupo de educação financeira



Você é mulher e tem dificuldades para administrar o seu dinheiro? Então, você precisa conhecer a Invista como uma Garota.

Além de ensinar educação financeira ao público feminino de graça, o projeto explora as qualidades da mulher na economia e rompe velhos preconceitos.

O projeto é coordenado pela dupla Ana Vitória e Victória Giroto e existe desde 2018.
“A gente sabia que queria falar com mulheres e finanças pessoais, porque a gente vive muito o discurso de que ‘podemos fazer o que quisermos’, mas pouco se fala da relação disso com dinheiro”, diz Ana.

“Independência financeira é um pilar extremamente importante para sermos realmente independentes e a gente acreditava que essa seria uma ótima forma de a gente contribuir com o feminismo, conversando, explicando, ouvindo e criando esses ambientes acolhedores”, explica Victória.

Ana e Victória criaram o Invista como uma Garota para ensinar educação financeira ao público feminino de graça. Foto: Arquivo pessoal

1.200 mulheres já passaram pelo projeto

A Invista como uma Garota faz rodas de conversa com as mulheres e ensina sobre vários assuntos ligados ao dinheiro. 

“As conversas vão desde consumo, hábitos, investimento, organização financeira, mas falam também sobre nossa dificuldade de pedir aumento, de colocar o preço que consideramos correto nos produtos que vendemos, etc”, explicou Ana.

São 20 mulheres em cada sessão. Já foram cerca de 60 rodas de conversa. Ou seja, mais ou menos 1.200 mulheres passaram pelo projeto e saíram sabendo administrar melhor seu dinheiro.

Rodas de conversas reúnem até 20 mulheres para falar sobre educação financeira. Foto: Arquivo pessoal

Uma dessas sortudas é a Mary Vivian. Ela sempre passou por dificuldades financeiras na família, desde cedo teve que trabalhar para ajudar a mãe. Depois de muitos desafios, se formou em nutrição na USP e, através do Invista, aprendeu a gerenciar seu dinheiro.
Marry ao lado da sua mãe, que a incentivou para estudar. Hoje, as duas comemoram uma condição financeira melhor viajando. Foto: Arquivo pessoal

“Hoje tenho a minha reserva anti-perrengue, vulgo reserva de emergência de 6 meses montada. Invisto em fundos pensando no longo prazo, com foco na minha independência financeira. E no fim do ano passado comecei a me aventurar na renda variável, também com foco no longo prazo”, disse.

Mulheres buscam autonomia financeira

Dados do Sebrae mostram que mais da metade dos novos empreendedores do Brasil são mulheres e que 45% das empreendedoras buscam independência financeira.

“Investir para mim não é para ficar rycaaa (hahaha), mas sim para viver confortavelmente, não apenas sobreviver, como sempre foi. Investir para mim é evitar perrengue, porque eu criei aversão ao perrengue”, disse Mary.

Para ajudar mais mulheres a conquistarem essa autonomia, o Invista também disponibiliza material educativo nas redes sociais.

“Falar desse assunto pode ser coisa de mulher sim. Porque a gente desconstrói muito essa visão de que dinheiro é algo distante, e trazemos muito mais pras decisões que a gente faz no dia a dia, as pequenas escolhas”, finalizou Ana.

Que uma ajudinha aí nas contas? Pode fazer contato através do Instagram @invistacomoumagarota.

[A história da Ana Vitória e Victória Giroto e tantas outras de mulheres que ajudam mulheres fazem parte de um canal especial do Razões para Acreditar e O Boticário, para mostrar que #SomosFeitasDeTodas. 

Ibmec lança plataforma com 10 cursos totalmente gratuitos e com certificado



Cursos nas áreas de liderança, inovação e administração para fazer em casa! 

Por: Redação

O Ibmec, instituição de ensino superior, anuncia de forma inédita a chegada de sua plataforma de cursos livres gratuitos e online! Ao todo estão disponíveis 10 opções nas áreas de liderança, empreendedorismo, inovação, planejamento estratégico e mercado e produtos financeiros. Tudinho para você estudar sem precisar sair de casa!
Com carga horária de 10h, os cursos serão disponibilizados em vídeos com aulas ministradas por professores especialistas nos respectivos assuntos. Além disso, serão emitidos certificados de conclusão para os participantes.
A iniciativa faz parte das ações da instituição de oferecer alternativas de conhecimento, para alunos e pessoas que buscam oportunidades de ampliar conhecimento, durante o período de quarentena.
Em virtude do atual cenário de pandemia do novo coronavírus e atendendo as orientações dos órgãos oficiais para que a população em geral pratique o isolamento social, o modelo de educação a distância dá a oportunidade para que mais pessoas possam ter acesso a cursos customizados de diversos segmentos e estudem em casa.


POSTAGENS 10 DE ABRIL DE 2020



Cresce oferta de cursos gratuitos online durante quarentena.

Site Uol Noticias – Agência Brasil

Quem está em isolamento social por conta do coronavírus pode aproveitar o tempo para se aprender novas habilidades, se atualizar e até conhecer um novo hobbie. Diversas instituições passaram a oferecer cursos gratuitos para serem feitos à distância. O Senac São Paulo, por exemplo, liberou 24 cursos online gratuitos, entre extensão universitária e cursos livres, para aprender em casa..

Disponíveis na internet , entre os cursos de extensão universitária, com carga horária que varia de 40 a 60 horas, estão: Docência e Mediação Pedagógica Online, Elaboração de Materiais Didáticos com Recursos Tecnológicos, Gestão das Potencialidades Humanas e Avaliação de Desempenho, Primeiros Passos para Empreender, entre outros. Os cursos livres atendem a necessidades variadas, tais como liderança, finanças, imagem pessoal, nutrição, neurociência. As vagas são limitadas....

FGV abre nova turma A Fundação Getulio Vargas (FGV) lançou uma nova edição do curso Gestão de Projetos Aplicada aos Setores Público e Privado da América Latina. Gratuito, o curso tem como objetivo a capacitação de profissionais para difusão de boas práticas de gerenciamento de projetos nas esferas pública e privada....

Voltado para líderes, planejadores, controladores e executores de projetos, o conteúdo também está disponível para pessoas interessadas em aprofundar, durante o período de isolamento social, seus conhecimentos sobre o tema. Ao longo de 30 horas divididas em cinco módulos, os alunos terão acesso a ferramentas conceituais e técnicas de planejamento, programação, execução e controle de projetos. Ao final do curso, os usuários que concluírem 75% dos módulos poderão obter o certificado de participação, que é gratuito....
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no endereço: miriadax.net/es/web/gestao-de-projetos-aplicada-ao-setor-publico-e-privado-da-america-latina-2-edica...

Sebrae oferece cursos às pequenas empresas

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) disponibilizou 100% dos cursos e capacitações online e gratuitos, entre eles estão marketing digital, redes sociais, gestão financeira e fluxo de caixa. Os interessados podem acessar ou ligar para o número 0800-570-0800....
Preparatório para o Enem

Como parte do plano de colaborar com os estudantes brasileiros neste período de suspensão das aulas, o negócio de impacto social Geekie anunciou a gratuidade do Geekie Games para 20 mil alunos de escolas públicas. Plataforma intuitiva, que conta com plano de estudos personalizado, a ferramenta traz um diagnóstico e gera um plano de estudos com base nas disciplinas e temas que o aluno tem mais dificuldade...

A análise resulta na recomendação de conteúdos essenciais para aprimorar o desempenho do estudante, principalmente em disciplinas sequenciais como matemática, química e física, nas quais o conhecimento é construído a partir de outro prévio. Em 2016, Geekie Games foi selecionado como a ferramenta de estudos oficial para o Enem e contou com o reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura. Os jovens de escola pública podem se inscrever para receber o benefício pelo site....

Cursos da Universidade de Harvard

A Universidade de Harvard tem diversos cursos online gratuitos. Os interessados devem acessar o edX, plataforma que oferece cursos como programação, empreendedorismo, criação de jogos digitais, desenvolvimento de websites, produção de textos entre outros. Há conteúdos em vários idiomas, inclusive em português.

Programação digital do Sesc

Quem quer aprender e ao mesmo se divertir, o Sesc SP oferece programação digital gratuita com música, gastronomia, esporte, cinema e programação infantil, com documentários, espetáculos de música e de dança, entrevistas e debates. Confira neste endereço.


POSTAGENS ANTERIORES


Oportunidades para JOVEM APRENDIZ


Não fique de fora dessa!

Se voce tem entre 14 e 23 anos, faça o seu cadastro no site SEU EMPREGO JF e participe!

Vagas para:



- ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (3 vagas)

Requisito: informática básica
Benefícios: vale alimentação, assistência médica, sefuro de vida e vale transporte.
Inscreva-se: 



- VENDEDOR / OPERADOR DE VENDAS (20 vagas)
Não é necessário ter experiência na área.
Uma empresa oferece: Treinamento, premiação e possibilidade de contratação.
Inscreva-se: