NOTÍCIAS

CORREDOR CULTURAL

Começa nesta sexta-feira (25) a maior maratona de arte e cultura de Juiz de Fora – "O Corredor Cultural". O evento acontece nos dias 25, 26 e 27 de maio e vai oferecer dezenas de atrações nas áreas de dança, teatro, circo, música, carnaval, game, artes plásticas, cinema e muito mais. O Corredor Cultural chega à sua 10ª edição e a programação deste ano está bem diversificada e possui várias opções para agradar o público de todas as idades. O Corredor Cultural terá várias atrações em diferentes regiões da cidade, vale apena conferir!
Acesse aqui e veja a programaçao 

Fonte corredorculturalhjf.com.br


Projeto de Lei para TDAH e Dislexia pode virar realidade




Imagem:marcioantoniassi.wordpress.com

O projeto de Lei 7081/2010, é de autoria do Senador Gerson Camata (PMDB), e tem o objetivo de "instituir, no âmbito da educação básica, a obrigatoriedade da manutenção de programa de diagnóstico e tratamento do TDAH e da Dislexia"; visa instituir de modo geral que as escolas possam assegurar o acesso ao auxílio dos materiais didáticos apropriados que contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem. 
Se aprovada, a lei será a 1ª Lei Federal para TDAH e Dislexia que poderá se tornar realidade em 2018. O projeto pretende ainda, garantir que os meios de ensino possam atribuir aos professores uma formação apropriada voltada para a identificação e abordagem pedagógica. 

Quer saber mais detalhes sobre o andamento do projeto de lei, acesse aqui

Fonte: tdahdescomplicado.com.



PJF Sanciona lei para informar prioridade para autistas






Imagem: Reprodução redetiradentes.com.br

De autoria dos vereadores Marlon Siqueira e Júlio Obama Júnior, medida foi sancionada nesta quinta (17) pelo prefeito Antônio Almas. Estabelecimentos privados como supermercados, bancos, farmácia, bares, restaurantes e lojas em geral deverão afixar a placa informando o direito de atendimento prioritário das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TAE), a placa deverá ficar em local visível. Para se adequarem às novas medidas, os estabelecimentos terão 90 dias. “Em caso de descumprimento, a lei prevê advertência a multa de três Unidades Fiscais do Município. Em caso de reincidência, a multa poderá ser aplicada em dobro e o estabelecimento poderá ter a suspensão da licença de localização e funcionamento” conforme o texto sancionado, a aplicação das penalidades seguirá o que é estabelecido pelo Código de Posturas do Município.
“Em justificativa apresentada durante a elaboração do projeto na Câmara Municipal, os vereadores argumentaram que autistas já possuem a garantia legal de atendimento prioritário, segundo a Constituição Federal, cabendo aos entes federativos a garantia de direitos”. “É sabido que os direitos das pessoas com deficiência, seja física, orgânica ou sensorial, estão definidos na Constituição Federal. A União, os Estados e os Municípios são responsáveis por garantir os direitos das pessoas com deficiência, devendo proporcionar-lhes a verdadeira inclusão social, seja pelo trabalho, pelo esporte ou pelo lazer”
Fonte: tribunademinas.com.br

Inscrições Enem 2018






As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2018 (Enem), começam na próxima segunda-feira dia 7 de maio. 

Para realizar a inscrição é necessário acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), até o dia 19 de maio.

O valor para realizar a inscrição é de R$ 82,00 e pode ser pago até o dia 24 de maio, nas lotéricas, agências dos Correios ou em qualquer agência bancária. 
A aplicação das provas será realizada em dois domingos seguidos: nos dias 4 e 11 de novembro. 
A novidade para este ano é que os estudantes terão 30 minutos a mais para fazer a prova do segundo dia, que reúne conteúdos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Já no primeiro dia de aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, permanecerá as cinco horas de provas. 
Não perca tempo! Faça já sua inscrição, cesse: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial



Primeiro parque de diversões adaptado para crianças com autismo


: https://sesameplace.com/philadelphia/


Foi inaugurado na segunda quinzena de abril o Primeiro Parque de Diversões Sesane Place, na cidade de Langhorne, na Pensilvânia (Estados Unidos). Inspirado no desenho infantil Vila Sésamo, o parque é o primeiro do mundo que conta com todas as adaptações necessárias para atender crianças com autismo.

Seus idealizadores criaram espaços para que as crianças se sintam como se estivesse em suas próprias casas, sua infraestrutura conta com 25 atrações e os funcionários que trabalham nele passaram por treinamentos, afim de, estabelecer uma melhor convivência e atender as necessidades específicas das crianças.

O parque ainda conta com um site adaptado para que as pessoas possam programar sua visita ao parque; através de um "guia sensorial", "elas poderão verificar quais sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) são estimulados em cada uma das atrações e assim, escolher quais delas podem visitar."
Olha que bacana o site do Parque: https://sesameplace.com/philadelphia/
Fonte:https://pt.aleteia.org