DICAS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO



POSTAGENS 10 DE ABRIL DE 2020

Aprender a estudar é só começar

Autora: Lucimar 
Vocês compreenderam que “Aprender a Estudar” e ter uma Rotina de Estudos é fundamental! Então vamos relembrar?

1- Por que devo aprender a estudar?
Porque quando você não sabe como estudar irá ter dificuldades em aprender e ficará desmotivado. Saber estudar irá lhe dar a capacidade de aprender o que quiser, ser capaz de estudar sozinho em casa e em diferentes situações. Saber estudar não é fácil. Não se sinta culpado, pois muitas vezes, o aluno não foi ensinado a como estudar.

2- Cada um estuda de um jeito?
Todos são diferentes e aprendem de forma diferente. Mas não podemos estudar de qualquer jeito. Precisamos de um Método.

3- Estudar é chato?
A maioria dos estudantes acha que sim... pois existe uma cobrança geral das pessoas e “tira o tempo” de fazer o que realmente alguns alunos gostam. Mas não precisa ser assim. Se você estuda somente para agradar aos outros está estudando errado. Que tal estudar por você mesmo??? Estudar para se sentir bem, para aprender, crescer, conhecer coisas novas!!! Realizar sonhos e projetos de vida!!!

4- Alguns problemas que atrapalham o Estudo
Falta de método: é preciso aprender como estudar, estabelecer rotinas e um plano de estudo;
Não ter horários programados para estudar;
Não ter metas: é preciso saber o que estudar na semana ou no mês;
Ambiente: precisamos de um local adequado para ter concentração (sem ruído, com boa iluminação e sem distrações);
Desentendimentos em casa ou amigos: afetam nossas emoções e tiram nossa concentração. Procure a ajuda pra resolver esses conflitos e foque na sua meta;
Organização e falta de Materiais: organize seu local de estudo (deixe sobre o móvel somente o material a ser estudado e de apoio e cuide da limpeza dos objetos e cadernos e livros)

5- É preciso ter uma rotina de estudo, adotar um horário certo todos os dias, planejar como estudar e dividir meu tempo?
A palavra ROTINA significa o hábito de fazer alguma coisa sempre do mesmo modo, é a repetição de algo que fazemos durante os dias da semana, geralmente nos mesmos horários, de forma planejada e contínua.... Estudar apenas para fazer as provas não é o ideal para aprender os conteúdos.
Uma dica é procurar sempre estudar no mesmo local, ou seja, cada vez que você sentar lá, seu cérebro saberá que é hora do estudo e ficará mais focado nisso. Também saber dividir seu tempo entre descanso, lazer, cursos, dever de casa, trabalhos, estudo da matéria que foi dada... Para estudar certo temos que ter um Plano de Estudos para nos organizarmos. Vamos tentar montar nossa ROTINA DE ESTUDOS?

5 atitudes que atrapalham seu estudo durante a quarentena

Site Guia do Estudante/redação


Em tempos de isolamento social, tenha cuidado com as distrações!

Para muitos, estudar a distância é uma experiência completamente nova. Então, é normal ter dificuldade para criar uma nova rotina e conseguir os mesmos resultados do que antes. Como você não está acostumado, pode estar tendo algumas atitudes que atrapalham o seu rendimento. Mas, calma, dá para consertar.

Para te ajudar na adaptação, a PRAVALER, fintech de soluções financeiras para educação, elencou cinco erros comuns de quem estuda de casa para que você possa evitar e ter um bom aproveitamento. Confira!

Não se planejar
Se você não tiver um bom planejamento, será mais difícil lidar com toda a demanda. Para manter um cronograma de estudo, é importante estabelecer um horário fixo diário que você pretende dedicar aos estudos e ser persistente na rotina. Anote na agenda ou calendário o que você precisa fazer e não se esqueça de marcar prazos e quais matérias exigem mais da sua atenção.

Estudar em qualquer lugar
Pode não parecer, mas estudar em um lugar apropriado, com boa iluminação e livre de muitos ruídos externos é essencial para ter uma boa concentração e aprender melhor o conteúdo. Aqui, valem também as mesmas dicas do trabalho remoto: não fique de pijamas, reserve um lugar específico para estudar e tente seguir o máximo da rotina normal.

Não tirar dúvidas
Não deixe de participar das aulas e discussões online. Estudar à distância pode levantar ainda mais dúvidas do que o normal, então lembre-se de anotá-las para perguntar. A participação ativa para esclarecer dúvidas ou algum ponto do material de estudo que não ficou claro é fundamental para um bom resultado. Por isso, utilize as discussões de grupo com os colegas, discuta os temas com eles e com o tutor.

Manter distrações por perto
Para manter o foco, evite distrações externas, como lugares barulhentos, TV ligada e músicas altas. O uso de celulares e redes sociais durante os estudos pode tirar o foco do conteúdo, além de desperdiçar o tempo destinado aos estudos, o que pode fazer demorar ainda mais para acabar a lição.

Não levar a sério
Um erro muito comum é não dar a mesma importância para as aulas em vídeo do que as presenciais. O distanciamento da sala de aula não significa que a exigência do curso será menor. O conteúdo continuará sendo cobrado por meio de avaliações e o aluno precisará de mais foco e organização. O acúmulo de aulas, deveres e estudos pode gerar uma série de problemas ao longo do curso.

POSTAGENS ANTERIORES

 Melhore seu nível de atenção com esses 4 j





Imagem: www.ebiuniversal.com.br

Quando pensamos em jogos logo nos lembramos dos momentos de relaxamento, diversão e descontração. Além de nos ajudar na descontração, os jogos podem contribuir ainda para o aumento da nossa capacidade de concentração, foco, raciocínio e memória e posteriormente irá ajudar muito na evolução do nosso aprendizado.
Para lhe ajudar nessa melhora de atenção, concentração e melhor raciocínio, nós separamos 4 jogos que podem lhe ser muito úteis, confira!

Para ajudar na capacidade de concentração:

O Jogo de Xadrez
Esse jogo é recomendado para crianças a partir dos 4 anos de idade, e pode ser utilizado em diferentes finalidades, como por exemplo, para diversão, competição, como jogo de atenção e melhora da concentração e ainda pode ser usado para estimular a criatividade e a memória. Experimente: http://www.clickjogos.com.br/jogos/master-chess/

Passatempos com labirintos

Esse jogo estimula a percepção do espaço, do tempo e a paciência pois, é através desse jogo que a criança precisa seguir atentamente por um labirinto afim de, encontrar a saída dos diferentes caminhos, os quais estão previamente marcados no jogo.

Quebra cabeça

Já os jogos de quebra-cabeça, requerem muita atenção para os detalhes das figuras, no entanto eles são uzados para estimular a concentração  e posteriormente  irão ajudar na criação de estratégias durante a montagem das imagens.  Acesse:  http://www.ojogos.com.br/jogos/quebra_cabecas

Desenho das 7 diferenças

O famoso jogo dos 7 erros pode ser feito por toda a família, ele ajuda muito para aperfeiçoar a memória, a atenção e a concentração. https://rachacuca.com.br/raciocinio/sete-erros/union-square-nova-iorque/
Fonte: Canal do Ensino

4 Regras para melhorar a concentração nos estudos

Imagem:estudoacelerado.com.br

Antes de mais nada, certifique-se de que você está estudando mesmo e não só folheando os livros. Se você não está em um momento, ambiente ideal ou sem foco, mesmo que esteja lendo ou assistindo uma aula, o seu cérebro estará em outro lugar e você não estará nem mesmo recebendo essas informações.
Para isso, você precisa se concentrar nos estudos, então vamos lá:

1 – Ambiente
ambiente exerce uma influência muito forte no comportamento das pessoas, então prepare o local ideal para os seus estudos.
Deve ser bem iluminado, quanto mais claro melhor, se tiver luz solar é melhor ainda.
Elimine todos os barulhos e ruídos possíveis, e, se não te incomodar, coloque protetores auriculares nos ouvidos (vendidos baratinhos nas farmácias) ou até mesmo um fone de ouvido.
Procure estudar em um local limpo e organizado. Ambiente sujo ou desorganizado, tiram a sua concentração sem que você se dê conta.
Lugar ideal para estudar é em uma mesa, escrivaninha ou balcão e ponto final. Nada de sofá ou cama, só em último caso mesmo.

2 – Rotina
Aqui vale aquela máxima de criar uma rotina de estudos para “programar” seu corpo que naquele determinado dia e horário ele vai precisar de concentração.
Um plano de estudos é uma das melhores ferramentas para organizar e disciplinar os estudos. Outra dica é procurar sempre estudar no mesmo local, ou seja, cada vez que você sentar lá, seu cérebro saberá que é hora do estudo e ficará mais focado nisso.

3 – Cérebro
Não adianta nada todas as dicas para estudar se você não está a fim de estudar, então você precisa se convencer disso primeiro. Comece desligando o celular e todas as outras coisas que possam te distrair. Se estiver estudando no computador feche facebook, skype e tudo que possa tirar sua atenção nesse momento.
Sabia que você é seu maior vilão? Na maioria das vezes, se vai estudar pensando que isso é algo chato, seu corpo vai tentar te defender deste mal fazendo com que você boceje e tente de tudo para encerrar esse momento que você não gosta.
Então procure pensar que é algo bom para você, que você vai aprender algo novo, que vai ser muito útil na sua vida e vai te possibilitar alcançar seus sonhos.
Outra sugestão é tentar se desligar das preocupações. Para ajudar, use algum gerenciador de tarefas para definir as prioridades e quando cada coisa deve ser feita. Assim você não vai ter que ficar lembrando que amanhã tem que resolver isto e aquilo, visto que está tudo anotado no gerenciador e ele vai te lembrar o que você deve fazer.

4 – Corpo
Cuide da sua saúde. Se você não estiver bem, o melhor a fazer é se cuidar, se recuperar bem e voltar melhor, senão não rende. A saúde vem em primeiro lugar.
Fazer exercícios físicos ou uma simples caminhada fazem com que sua circulação sanguínea acelere, te dando mais disposição, mais concentração, menos sono e fadiga na hora em que estiver estudando.
Procure estudar na postura correta na cadeira: não pode ser confortável demais porque será um convite para o cochilo e também não pode ser de um modo que te cause desconforto.
Alimentação adequada também ajuda e muito na absorção do conteúdo estudado. Procure ingerir alimentos naturais ricos em nutrientes como o fósforo que é muito bom para a memória. Não estude com fome, tenha sempre alguma barrinha de cereal ou até chocolate por perto para dar aquela impulsionada na glicose e, por consequência, mais disposição.
Uma boa noite de sono é fundamental.

Fonte: Canal do Ensino

 5 critérios para elaborar uma boa redação do Enem

Não existe fórmula mágica para atingir nota máxima na redação do Enem, os passos a serem seguidos são os 5 critérios usados para a correção da avaliação, ou seja, o que irá melhorar a sua nota, será a capacidade de elaborar um texto conforme os requisitos cobrados.
Veja abaixo as 5 competências cobradas na redação do Enem:

Competência 1
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa
Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Competência 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

Entenda o significado de cada competência explicada  pelo professo Eduardo Calbucci do Angulo Vestibulares

1. DOMÍNIO DA NORMA CULTA
Na redação do Enem é pedido que o aluno escreva na norma culta. Isso significa que deve ser usada a linguagem ensinada nas escolas e presentes em provas, documentos e trabalhos escolares. Isso não significa que você tem que usar palavras que não conhece, usar mesóclise ou forçar uma escrita “difícil”. Só não use expressões casuais ou gírias e tome cuidado com erros de português. Use o máximo das suas capacidades com a língua, mas não precisa exagerar.

2. FAZER O QUE FOI PEDIDO
Essa competência avalia a competência de leitura do estudante. Para se dar bem nela, leia com atenção a proposta do texto e a obedeça à risca. Se a proposta foi escrever uma dissertação argumentativa sobre “Intolerância Religiosa”, não vale contar uma história sobre como a sua tia espírita tem uma amiga católica e elas se dão muito bem. Você deve reunir argumentos, de forma abstrata e geral, sobre o tema e defender uma solução para o problema.

3. SELEÇÃO DE IDEIAS
Essa competência avalia as ideias que você escolhe e como elas são apresentadas. Isso inclui o julgamento da veracidade dos seus argumentos e da qualidade da sua linha de pensamento. Idealmente, cada parágrafo apresenta uma nova ideia, que naturalmente leva à conclusão presente no último parágrafo e são todas baseadas no mundo real. Isso é o necessário para tirar 200 nessa competência.

4. DISSERTAÇÃO
Essa é a única categoria diretamente ligada ao texto argumentativo-dissertativo. Nela, o objetivo é avaliar se o aluno sabe desenvolver essa modalidade de texto. Aqui também é avaliada a capacidade do estudante de articular bem as suas ideias e de fazer um argumento convincente.

5. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Isso mesmo, uma boa proposta de intervenção já vale 200 pontos na nota da sua redação. Por isso, vale a pena investir o tempo necessário para garantir que ela seja boa. Tenha em mente que ninguém espera que com tempo limitado e 30 linhas, você resolva todos os problemas do mundo. A ideia da proposta de intervenção é sugerir um caminho. O professor Calbucci afirma que o melhor é focar em detalhar os meios como essa solução é possível, quais são os atores necessários (de preferência vários) e que essa solução seja realista.
Sempre vale lembrar que desrespeitar os direitos humanos na sua proposta de intervenção pode zerar a sua redação inteira, então evite soluções que envolvem violência ou qualquer tipo de desrespeito à vida.

Pare de acumular matérias! 


Aprenda a estudar sem correria e sem acumular aquele monte de matérias às vésperas das provas.
Para estudar sem acumular matéria não existe nenhum segredo, basta ser disciplinado e estudar um pouquinho da matéria dada em sala de aula todos os dias.
Então fica a dica: todos os dias separe por volta de uns 20 minutos (ou mais, isso vai depender do conteúdo de cada disciplina dada no dia). Comece revisando o que foi abordado em sala de aula e faça exercícios para reforçar seus estudos.
Acompanhe as dicas no vídeo abaixo:

Não cometa mais esses erros

5 formas ortográficas para não errar nunca mais

Por mais que a gente estude, há algumas dúvidas de Português que insistem em nos perseguir. Nossa dica de estudo de hoje, trás 5 dicas de erros de português para você não errá-las nunca mais. 
Essas 5 dicas super bacanas, são do Professor Sérgio Duarte.

1- COMPRIMENTO OU CUMPRIMENTO?
Ambas as palavras existem, porém com significados diferentes. A confusão resulta do fato de possuírem grafia e pronúncia semelhantes (ou seja, são palavras parônimas).
Comprimento se refere à extensão de algo (junto às outras dimensões, que são largura e altura). Já cumprimento é o ato de cumprimentar alguém (fazer uma saudação ou um elogio) ou, ainda, de cumprir (realizar) algo.
Exemplos: A mesa tem dois metros de comprimento.
Receba meus cumprimentos por sua promoção.
O cumprimento da ética é fundamental a todos os profissionais.

2- MEIO-DIA E MEIO OU MEIO-DIA E MEIA?
Ao expressarmos horários como 7h30min dizemos "sete e meia", pois a lógica é "sete horas mais meia hora", ou seja, "sete horas mais metade de uma hora". No caso de 12h30min, temos:
12h: meio-dia (metade de um dia)
30 min: meia hora (metade de uma hora)
Assim como não dizemos "sete e meio" para 7h30min, também não devemos dizer "meio-dia e meio" para 12h30. Portanto, diga sempre "meio-dia e meia", "meia-noite e meia".
E atenção ao hífen em "meio-dia" e "meia-noite" no caso de horários, ok? Isso não ocorreria, por exemplo, em "demorei meio dia para escrever o projeto", pois, aqui, não se trata de horário.

3- CONCERTO OU CONSERTO?
A regra é clara: Concerto é um espetáculo musical e conserto é forma do verbo CONSERTAR (=reparar) e também o substantivo (=reparo).
Exemplos: Chopin compôs diversos concertos para piano.
O conserto do meu carro vai demorar duas semanas.
Seu violino está com problemas? Providencie o conserto dele para poder usá-lo no próximo concerto.

4- VIAJEM OU VIAGEM?
VIAGEM é o substantivo; refere-se ao ato de partir de um lugar a outro.
Exemplos: Espero que faça uma ótima viagem.
A viagem foi cansativa.
VIAJEM é uma forma do verbo viajar.
Exemplos:
Espero que todos viajem bem.
Talvez meus vizinhos viajem e me peçam que cuide de seu gato.

5- FALTA OU FALTAM DUAS PESSOAS?
Em "falta duas pessoas", o sujeito de falta é pessoas (duas pessoas faltam), assim como o sujeito de chegou é meus amigos.

Portanto, o correto é faltam duas pessoas (porque duas pessoas faltam) e chegaram meus amigos (porque meus amigos chegaram).
Atenção especial a verbos que, aparentemente, não exigem sujeito, como existir, ocorrer e constar, por exemplo. Como raramente são utilizados na ordem direta, preste atenção:
Existem lugares lindos no Brasil. (E não "Existe lugares lindos...")
Ocorreram alguns problemas no processamento. (E não "Ocorreu alguns problemas...")
Constam informações divergentes no seu questionário. (E não "Consta informações...")
Fonte: Universia Brasil

Sites para estudo



Nossa dica de hoje são sites de estudos que apresentam muita informação boa e de qualidade, que irão servir para te auxiliar na hora de fazer a sua revisão dos conteúdos já aplicados em sala de aula.
No site do Escritor você encontrará temas como: Dicas para elaborar uma boa redação; discussão sobre temas importantes da atualidade, que vão desde a educação atual no Brasil até a questão sobre intolerância religiosa; jogos educativos, jogos literários; canal interativo, onde você pode fazer perguntas sobre dúvidas de gramática; curiosidades sobre escritores famosos e muito mais. 
Já no site amigos do livro http://www.amigosdolivro.com.br/, você irá encontrar notícias sobre feiras e bienais, como a 
Bienal Internacional do Livro de São Paulo, do Rio de Janeiro, Flip-Festa Literária Internacional de Paraty, Feira do Livro de Porto Alegre, dentre outros. 
Informações sobre concursos e prêmios literários em todo Brasil. Entrevistas de grandes escritores, coluna literária sobre as obras e a vida de autores e artigos de diversos temas.
Na plataforma do letramento é possível visualizar o mapa da literatura brasileira que traz temas como: Contos, poemas, crônicas, autores do passado e contemporâneos de diversas regiões do Brasil e muito mais. 

CHEGA DE ESTRESSE!



Saiba aqui 7 dicas para controlar a ansiedade e o nervosismo, um transtorno psicológico que aumenta a pressão e, consequentemente, o risco de infarto, e proteja-se deste mal:

1.  Mude sua atitude em relação ao problema. Tente informar-se sobre o que está causando a ansiedade.
2.  Respeite suas limitações e, quando for preciso, peça ajuda.
3.  Respire fundo e calmamente. Feche os olhos, imagine-se numa praia e imagine um mar com ondas cada vez mais lentas.
4.  Mantenha pensamentos positivos e evite situações que remetam a pensamentos negativos ou autodestrutivos.
5.  Valorize e viva o presente. Se a ansiedade é causada pelo passado, nada poderá ser feito para mudá-lo e, se for relacionada ao futuro, poderá te impedir de viver o presente.
6.  Identifique o que causa ansiedade ou tristeza e mantenha-os longe.
7.  Dedique-se a alguma atividade no tempo presente e mantenha sua mente focada neste objetivo, evite distrações e, principalmente, as situações que podem causar ansiedade.
A prática regular de atividade física de baixo impacto como caminhar, andar de bicicleta ou nadar são ótimas armas para lidar com a ansiedade. Por isso, recomenda-se que a pessoa ansiosa faça exercícios todos os dias e, durante os exercícios, tenha pensamento relacionados à própria atividade física ou outros pensamentos positivos.

Ocupar a mente com algo que seja prazeroso e útil também é uma ótima forma de controlar a ansiedade.



Veja como a alimentação pode ajudar:
Se, mesmo ao seguir todas estas orientações, a pessoa continuar manifestando sintomas de ansiedade, tais como: dor de barriga, dor de cabeça, enjoo, tontura, medo e ficar pensando sempre na mesma situação, de forma prejudicial, recomenda-se uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra, pois eles podem indicar medicamentos para combater a ansiedade e a depressão, como Rivotril ou um calmante de Valeriana, por exemplo.
FONTE:https://www.tuasaude.com/7-dicas-para-controlar-a-ansiedade/

3 Passos para fixar na memória tudo o que voce estuda


Uma das principais dificuldades do estudante é conseguir se lembrar de tudo que aprendeu. Você até se lembra que foi para a aula, abriu o livro e começou a leitura… Mas, e do conteúdo? Zero? Isso tem uma explicação. Alberto Dell’Isola, conhecido como “o homem-memória brasileiro”, conta no livro “Supermemória – Você também pode ter uma” que esse esquecimento é algo normal do cérebro, mas que existem maneiras de burlar o branco.


A curva do esquecimento
Dell’Isola explica que muitos estudantes o procuram preocupados com a qualidade de leitura que fazem, alegando que ela é “tão ineficiente”, que após alguns dias não se lembram mais do que leram. Para o especialista, isso não tem nada a ver com o processo da leitura em si, mas sim com uma coisa chamada “curva do esquecimento”.

Descoberta em 1885 pelo filósofo alemão Hermann Ebbinghaus, a curva mostra o quanto de informações nosso cérebro é capaz de reter com o passar do tempo, após uma sessão de estudos com uma hora de duração.
Ela se inicia no zero, porque começa a contar um pouco antes do momento em que o estudante inicia a sua sessão de estudo. Ao final da leitura do conteúdo, a curva atinge o ponto máximo, o que significa que ele se lembra de 100% do assunto ensinado (ou, como diz Dell’Isola, “ao menos saberá o máximo que ele tem condições de aprender, dado o conhecimento prévio sobre o assunto”).

Percebam que a curva vai caindo com o passar dos dias. Logo no segundo dia depois do fim dos estudos, caso não tenha feito nenhuma revisão, o estudante provavelmente se lembrará de pouca coisa, por volta de 50% do que aprendeu. Segundo o especialista, as pessoas se esquecem mais nas primeiras horas do que ao longo de 30 dias. Ao final do primeiro mês, restará apenas uma vaga lembrança e a impressão que ficará é a de que você nunca estudou aquele conteúdo, porque nosso cérebro está acostumado a descartar informações que não são reutilizadas com frequência.

Para mudar isso, Dell’Isola recomenda três passos:


1) Nas primeiras 24 horas após a sessão de estudo, para cada leitura de uma hora, faça uma revisão de dez minutos. Ela deve ser feita nesse período de tempo, porque é o momento em que mais perdemos informações e isso será suficiente para “segurar” a sua memória. Para ajudar no processo você pode usar fichas-resumo, reler as informações anotadas no caderno ou gravar trechos da aula para ouvi-los depois.


2) No sétimo dia após a sessão de estudo (ou seja, uma semana depois) dedique apenas cinco minutos para reativar na memória esse material.


3) Ao final de 30 dias, pratique o conteúdo durante 2 a 4 minutos e isso deverá ser suficiente para ajudá-lo a se lembrar novamente do que estudou.


Essa técnica é útil para pessoas que estudam grandes volumes de informações, como concurseiros e vestibulandos. Você pode colocá-la em prática durante algumas semanas ou meses para ver se ela funciona no seu caso. Muitas vezes os estudantes não têm tempo para agendar revisões em seus cronogramas, mas essa aqui vale a pena tentar! São pouco minutos (você só precisa revisar no máximo durante 10 minutos uma sessão de uma hora) e se você revisa não precisa passar mais outra hora reaprendendo o conteúdo antes das provas.

Fonte: Guia do Estudante.


Mude o seu jeito de estudar e melhore seu aprendizado


A mudança é positiva em muitos aspectos da vida, inclusive nos estudos. Quando se está estudando para um concurso, pode ser que a maneira que foi planejada não esteja funcionando na prática, ou também percebe-se que se fizer de outra maneira, é possível ter um rendimento maior. Então, mude seu jeito de estudar e melhore seu aprendizado.

Mudar pode ser bom, mas requer coragem, desempenho e determinação, muitas vezes a situação é confortável demais e enfrentar o desconhecido pode assustar. Mas, os  esforços para mudar, podem render bons resultados nos estudos.

Como mudar seu jeito de estudar
É preciso ter em mente que a mudança não ocorre de uma hora para a outra, a pessoa vai mudando aos poucos, criando novos hábitos e abandonando os antigos. Se você está sentindo que está lendo há muito tempo, mas esse estudo não está gerando resultados, é um sinal de que talvez o método de estudo deva ser mudado.
Seu aprendizado pode ser melhor se você participar de um grupo de estudos ou fizer um curso online ou presencial, ler por outros livros ou apostilas, fazer resumos e etc. No começo essa mudança pode ser difícil, por isso é preciso ter empenho. Que tal fazer um plano de estudos mais organizado?

Além disso, é necessário ter coragem para sair da zona de conforto. Também é importante pensar menos e agir mais. Ficar criando expectativas e no que pode acontecer ou não, não vai te ajudar. Mude, e se não der certo, mude de novo.
Temer o desconhecido é normal, mas é preciso enfrentá-lo para fazer com que as coisas realmente aconteçam. A mudança de hábitos é muito importante.
Depois de se decidir pela mudança, faça um novo planejamento e encare esse novo desafio. O começo pode ser difícil, mas os resultados valerão a pena. Não tenha medo de mudar, a mudança muitas vezes só traz coisas positivas.
Se você estiver sentindo que algo não está indo muito bem, mude seu jeito de estudar e melhore seu aprendizado. Isso é o que vale!
Fonte: Canal do Ensino.