PROFESSOR E FAMÍLIA



POSTAGENS DE 18 DE MAIO DE 2020

GUIA PRÁTICO PARA ESTUDANTES, PAIS E RESPONSÁVEIS
Neste período de isolamento social, nossa atenção principal tem sido com a saúde. Mas é fundamental, também, seguirmos com nossas atividades escolares da melhor forma possível. Para isso, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), preparou uma metodologia integrada com suporte de três ferramentas para utilização de um material construído por professores de nossa rede para este momento.



Rede Minas disponibiliza aulas a Distância

Para quem se interessar: a TV Rede Minas estará com aulas à distância a partir de 18/5 segunda-feira no Canal 17 da tv aberta.
Inclusive no site da Educação do governo de Minas já disponibilizou apostilas com atividades para alunos do fundamental e médio.
Acesse o site da Secretaria de Educação de Minas Gerais: http://www2.educacao.mg.gov.br/



Secretaria de Educação lança plataforma Cadinho de Prosa
Iniciativa concentra atividades que favorecem articulações pedagógicas das escolas com as famílias, crianças e jovens
Por Renan Ribeiro
 Parte do material que integra o projeto “Cadinho de Prosa” já está no ar. A iniciativa, construída em conjunto pela equipe de profissionais da Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura, concentra uma série de materiais audiovisuais, que vão de contação de histórias à sugestões de atividades e livros digitais, entre outros formatos. O objetivo da ação é favorecer articulações pedagógicas das escolas com as famílias, crianças e jovens.
A intenção é criar essa comunicação, em temos de isolamento social, que seguirá depois da pandemia. “Nós esperamos que, independente da articulação que possa ser criada, o site possa ser uma fonte de consulta para as famílias, que possa promover interações. A ideia é relacionar conhecimento, arte e vida possíveis nesse momento”, destaca a subsecretária de Articulação das Políticas Educacionais da SE, Andréa Borges de Medeiros. Além disso, há o propósito de ampliar o projeto, fazendo com que ele se torne um programa de educação do município, que não se assemelhe a aulas remotas. Vale lembrar que a plataforma ainda está em construção, recebendo conteúdo.
“Nesse momento, queremos que as pessoas interajam com o site, escolham os materiais e disponibilizem para as crianças e jovens, para que essa ampliação aconteça e ocorra a criação de um repertório cultural”, salienta a subsecretária. O próximo passo, segundo Andréa, é inserir vídeos de práticas elaboradas pela secretaria, o que será feito em parceria com a Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. “Vamos ter um programa de televisão com o mesmo nome ‘Cadinho de Prosa’. Ele vai ser uma possibilidade dos professores interagirem com as crianças e jovens diretamente nas suas casas.”
Além disso, há a construção de webinars, com assuntos voltados diretamente para a educação, sendo direcionados a professores e gestores educacionais. Haverá uma conversa com diretores de escolas nos próximos dias, para levantar a possibilidade de transformar essa interação em registro. Ele será importante no retorno das aulas presenciais, para que possa estabelecer vínculos para as conversas sobre o período de suspensão das atividades, relativas à Covid-19 e ao que acontece no mundo, em torno da pandemia.
O pensamento que norteia o projeto é a concepção de conhecimento constelar, que apresenta a ideia de amplitude, da construção de culturas em épocas distintas e também na atualidade. “Nesse caminho de conhecimento múltiplo e variável, que possamos dar as nossas contribuições e, a partir disso, as crianças possam construir suas próprias experiências, os seus olhares e os seus modos de ver. O que é proposto como invenção e criação, a partir dos vídeos, da contação das histórias.”
Outra intenção é que os próprios professores também partilhem os materiais com os alunos, por meio de contatos que estejam disponíveis, sejam eles virtuais ou físicos, como o que é adotado em algumas escolas, que apresentam novidades, fazendo com que as atividades sejam levadas às casas dos alunos. “Só não queremos que isso se torne uma camisa de força, que todos façam igual, as mesmas coisas. Porque, da mesma forma que as possibilidade de conhecimento são diversas, as maneiras das escolas encontrarem suas comunidades também é diversa”, salienta Andréa.
Conhecimento construído por várias mãos
O apoio do Conselho Municipal de Educação para essa empreitada foi pedido por meio de carta. A intenção é abrir o diálogo, para fomentar a construção do “Cadinho de Prosa” por várias mãos. A dificuldade em elaborar uma proposta como essa, segundo Andréa, é porque o trabalho não poderia partir da perspectiva de aulas remotas, ou de uma abordagem conteúdista, porque não seria possível incluir a todos. Mas, a partir do momento em que foi vislumbrada a viabilidade de oferecer essa articulação de conhecimento, arte e cultura, foi prazeroso fazer essa proposta singular
“Ele surge para nós como uma esperança de que a educação pode descobrir outras formas de chegar às famílias e despertar a curiosidade das crianças, de uma forma que não passe, necessariamente, por uma tarefa escolar, mas podendo ativar vários materiais culturais.”

POSTAGENS 2 DE MAIO DE 2020

BIBLIOTECA DIGITAL

Presente para os professores (e para os pais/alun@s também!):  livros em PDF. Tem de clássicos da literatura brasileira a Shakespeare, Voltaire, Ziraldo... de tudo!
Os pdfs estão em ordem alfabética por autor:

POSTAGENS 10 DE ABRIL DE 2020

Ansiedade, Pânico e o Coronavírus. Sua cabeça e emoção na quarentena da Pandemia




POSTAGENS ANTERIORES

A depressão é um sério problema de saúde

A depressão entre os adolescentes pode acarretar diversas situações de perigo, assim como foi grave o caso conhecido e disseminado entre os jovens, o jogo "Baleia Azul", o qual incentivava práticas de autoflagelação e até levou alguns jovens a cometer suicídio.  Alguns pontos que revelam um possível quadro de depressão entre os adolescentes são: A falta de interesse em realizar as mais variadas atividades no decorrer do dia a dia; noites de sono em claro, acompanhadas de dificuldades para acordar; o aumento ou a redução repentina do apetite; grande agitação ou estafa; queixa de cansaço físico diante de tarefas que requerem pouco esforço; sentimentos de inutilidade. Nem sempre esses sintomas são claramente percebidos, isso porque em geral os jovens são mais introspectivos. O importante é que os pais e também os professores sejam atentos a qualquer mudança repentina de comportamento, bem como a alteração brusca de humor.


                                                                    Imagem: Osegredo.com

Nem sempre esses sintomas são claramente percebidos, isso porque em geral os jovens são mais introspectivos. O importante é que os pais e também os professores sejam atentos a qualquer mudança repentina de comportamento, bem como a alteração brusca de humos. 
Cabe lembrar, que os pais devem respeitar a privacidade dos filhos mas, é muito importante a presenta de toda a família no cotidiano do adolescente. O fundamental é que os pais, assim que detectarem mudanças relevantes no comportamento de seus filhos, possam procurar ajuda de um especialista.
Fonte: Colegioweb.com.br 

Como gerar prazer e motivação nos estudos
Um dos maiores desafios do professor é proporcionar aos alunos prazer e motivação com os estudos. Sabemos que existem os alunos engajados que possuem certa facilidade com os estudos, mas, infelizmente essa motivação não é para todos. Para que haja mudança nesse cenário, o aluno deve se interessar mais pelos estudos e sentir a real necessidade de aprender.
Segue abaixo, algumas dicas para estimular a motivação nos estudos para os alunos:
É fundamental conhecer seus alunos:
Para que exista uma afinidade maior em sala de aula entre aluno e professor, é essencial que o professor conheça as

dificuldades e as qualidades de cada um. Uma das formas de motivar os alunos para que esses despertem interesse pelos estudos é respeitar e conhecer a capacidade de cada aluno e se possível desenvolver uma metodologia específica que atenda a cada um.

Era tecnológica:
O auxílio das novas tecnologias pode contribuir para acelerar o aprendizado dos alunos; isso se dá devido à facilidade que essa geração possui com manejo dessas tecnologias. Essa geração já nasceu na era digital e nada melhor que utilizá-la a favor da educação.
Uso das redes sociais:
Por que não utilizá-las em seu favor? 

Sim, elas podem contribuir grandemente para os estudos. As redes sociais são largamente utilizadas para a comunicação entre os alunos, e pode passar também a ser utilizada entre aluno e professor. Nossa dica é que seja criados grupos de estudos, onde possa ajudar para o gerenciamento dos trabalhos escolares e para tirar as dúvidas a respeito da disciplina.

Estimule a curiosidade:
Se a matéria a ser dada em sala de aula é um pouco maçante, uma boa saída é aumentar a curiosidade dos alunos sobre o tema abordado. Para isso, faça perguntas que os levem a pensar e refletir sobre determinado assunto, dessa maneira você será capaz de incentivar o interesse pela matéria. "Oprazer e a motivação para estudar dependem tanto dos professores quanto dos alunos. Para quebrar as barreiras que o ensino tradicional trouxe, é preciso inovar sempre!”
Fonte: blog.qmagico.com.br


"O professor comprometido com a educação ética dos alunos"

Imagem: pragmatismopolitico.com.br

O professor em sua rotina na sala de aula, pode orientar e conscientizar os alunos no que diz respeito à vivência social em harmonia, a tolerar o que lhe é diferente, e que existem culturas distintas da sua. 
O educador pode instruir seus discentes sobre os conceitos éticos e morais que regem a sociedade, é o que nos leva a refletir o texto de autoria do professor  Luiz Roberto Martins. 
Martins é professor graduado em letras, possui especializações nas áreas de Literatura e Gestão Educacional, ele nos presenteia com um texto fantástico - "O professor comprometido com a educação ética dos alunos"  que nos leva a pensar sobre o papel do professor para além da sala de aula.
Acesse aquie veja o texto completo.
Fonte: Acessa.com